PISO SALARIAL

 

                     Atualmente, o que existe em termos de valores para pagamentos de cachês, diárias, valores para contratos por tempo determinado ou obra, até mesmo o piso para valores salariais está pautado na livre negociação. Podemos buscar como referência valores praticados no mercado, embora essa consulta necessite realmente ser procedida, para que não ocorram abusos por parte do contratante.

                     Sendo assim, a melhor maneira de proceder, enquanto não criamos a nossa própria tabela, é buscar com o companheiro da categoria, especialmente se houver feito trabalhos nos moldes do procurado, aquele valor que melhor respalde o quanto de sua remuneração, além de também estarmos à disposição para tal fim.

                    Até a nossa entrada na Diretoria do Sindicato, o que se utilizava como parâmetro, e pode ser um deles realmente, era a tabela praticada pelos Sindicatos de São Paulo e do Rio de Janeiro, sem que tenha havido qualquer adequação às nossas realidades sócio-econômica e comercial.

                   O que pretendemos,para  2011, é discutir este tópico na nossa Assembléia Geral, já pré-discutido nas reuniões com os coordenadores de cada categoria. Em pouco tempo chegaremos lá.